Direção do Sinter-SE faz reunião para discutir demandas

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Sergipe (Sinter-SE) participou de uma reunião que ocorreu na sede do sindicato no último sábado, dia 23 de setembro. Na ocasião, foi apresentada pelo contador do sindicato Joserlandes, a prestação de contas de janeiro a junho de 2017, além disso, ficou deliberado que as reuniões de diretoria seriam trimestrais. A próxima está programada para o dia 09 de dezembro.

No encontro, o presidente do Sinter-SE, Paulo Alves, aproveitou a oportunidade e fez uma retrospectiva sobre o processo de desmembramento da função gratificada, informou da luta da direção do Sinter em criar uma VPI para recuperar essas perdas. Já em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), Paulo Alves, disse que está cobrando constantemente à direção da Emdagro uma celeridade no processo de homologação do ACT.

Outro ponto debatido foi com relação aos processos de aposentadorias dos servidores estatutários em que o Ipes Previdência havia emitido um parecer equivocado, negando o processo de incorporação da Gratificação Especial de Cessão Específica (GECE) para alguns servidores que estavam na Emdagro em agosto de 2004 e que haviam, portanto, adquirido o direito. As partes envolvidas, entre elas, PGE, Ipes Previdência, Emdagro e Seagri, já tem entendimento do assunto. Sobre o Plano de Cargos e Salários, a direção do Sindicato está aguardando a apresentação de uma proposta da SEPLAG, que se comprometeu em fazer, assim que fosse concretizado o pagamento da VPI.

A direção do Sinter reforçou a posição de que os trabalhadores não vão aceitar redução de benefícios. Muito pelo contrário, as negociações devem promover melhorias nas condições de trabalho e reverter situações que prejudicam os trabalhadores.

Outro objetivo da reunião foi o de planejar um seminário para discutir a terceirização, as reformas tributária e previdenciária, o atual cenário político e econômico do país e o papel do sindicato dentro desse contexto. A princípio, o evento será realizado no dia 24 de novembro, com local a definir.